Fazendas

Fazenda Venturim

"Em 1880 chegou ao Brasil pelo porto de Benevente-ES, o Sr Amadeo Venturim que, junto com sua família, trouxe uma mala cheia de esperança, força de vontade e fé. Como tantos imigrantes italianos veio disposto a desbravar essa terra de incertezas e construir um futuro melhor para sua família.

Em terras brasileiras, encontrou no cultivo do café uma paixão que foi abraçada por toda sua família, construindo uma relação de amor com o grão que se estende até os dias de hoje."

Ver cafés Fazenda Venturim


Café Vale do Caxixe - Altoé

"Família de imigrantes italianos tradicionais na cultura do café. Família pioneira a implantar a cafeicultura no Vale do Caxixe Quente, desde sua chegada da Itália, em 17 de Janeiro de 1880. A partir do ano 2002 iniciou a produção de cafés especiais. Desta produção originou o Café Vale do Caxixe, uma seleção de cafés com qualidade diferenciada por altitude, clima e solo favoráveis à produção de cafés especiais"

Ver cafés Vale do Caxixe


Monte Castelo - Aurea

"A Aurea nasce de um grupo de produtores, descendentes de italianos, que imigraram para o Brasil e se instalaram em Castelo-ES. Trabalham somente com cafés selecionados por técnicos de suas fazendas, desde a colheita nas lavouras até a seleção e sacagem dos grãos. O cuidado com a natureza é herança dos antepassados. Preservar a natureza é critério fundamental para os cafés. O processo de sacagem é feito em microlotes de maneira a se identificar, desde o inicio, os melhores grãos."

Ver cafés Monte Castelo


Café Montanhas do Caparaó

"Situados nas melhores encostas das montanhas do Caparó, os cafezais de onde provém este café são cultivados por agricultores familiares que ajudam na preservação das matas e mantém o patrimônio paisagístico da região."

Ver cafés Montanha do Caparaó


Café Forquilha do Rio

"A lavoura da família Lacerda fica na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, entre os municípios de Espera Feliz e Dores do Rio Preto. A região é conhecida pelo Parque Nacional do Caparaó, que abriga o Pico da Bandeira, com quase três mil metros de altura. É nesse cenário, bem ao lado do parque, que fica o sítio Forquilha do Rio, com 48 hectares, dos quais 21 plantados com café arábica. Está em uma situação privilegiada para os cafezais: uma região de serra, com clima fresco o ano todo, chuvas bem distribuídas e uma altitude que varia de 1.100 a 1.400 metros. O clima mais fresco leva o café a ter uma maturação mais lenta e aí tem mais tempo do grão absorver açúcar. Isso dá qualidade e sabor ao café. A família investiu em tecnologia e conhecimento e o resultado é um café de alta qualidade, com ótimo preço de mercado."

Confira a reportagem: Família produtora de café consegue ótimos preços e produto de qualidade

Ver cafés Forquilha do Rio


Pronova Coffee

"A Pronova foi criada em 1989, como Associação de Produtores de Venda Nova do Imigrante, oferecendo aos associados serviços de orientação técnica e de acompanhamento da produção do café, classificação e degustação, informações de mercado, cotação das principais bolsas de mercado e uma pequena estrutura de comercialização.

Em 1998, foi lançado um projeto que deu grande impulso à produção de café nas montanhas do Estado: o Programa de Sustentabilidade para o Café das Montanhas do Espírito Santo. O projeto teve como objetivo promover uma agricultura sustentável para a região de montanhas, mapeando as áreas produtoras, traçando um perfil da qualidade do café nela produzido e promovendo a melhoria da qualidade do produto.

Um salto importante para que esses objetivos fossem alcançados pela Pronova, foi a conquista, em dezembro de 2005, do Selo do Comércio Justo (Fairtrade), ou seja, da Certificação junto à FLO-CERT, uma das certificações mais importantes em nível de agricultura familiar, já que envolve pequenos produtores e trabalha critérios de desenvolvimento econômico, social e ambiental para a produção agrícola das pequenas propriedades, garantindo um preço mínimo para o café produzido dessa forma"

Confira a reportagem: Pronova comemora 8 anos de cooperativismo

Ver cafés Pronova Coffee


Sítio Santa Rita

A produção de café na família começou em 1896. Tendo como principal objetivo a qualidade dos cafés, são criados e aprimorados os processos de manejo, colheita e pós colheita, que potencializam a qualidade do produto a cada ano. Localizado às margens da unidade de conservação Parque Nacional do Caparaó, parte da propriedade está em mata e anualmente é feito o plantio de novas árvores, para assim manter a qualidade e o volume das nascentes. A qualidade de vida de todos os envolvidos no cultivo é primordial e esta harmonia reflete na boa qualidade do produto final. A filosofia de vida é viver na simplicidade e viver em família.

Conheça um pouco mais sobre o Sítio Santa Rita

Ver cafés Santa Rita